BOLETINS

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Julho 2008

“Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. At 20:24

Estas palavras fazem parte do discurso que o apóstolo Paulo fez aos anciãos ou presbíteros da igreja de Éfeso, quando estava de regresso de sua terceira viagem missionária, rumando para Jerusalém e já previamente avisado pelo Espírito Santo do que lhe aconteceria lá.

Deste versículo podemos extrair significantes princípios para nossas vidas:

a) Não ter a vida como um fim em si mesmo. Não viver em função de nós mesmos, para fazer e buscar somente aquilo que nos agrada e nos faz feliz. Jesus diz que dispor a vida desta forma é perdê-la. Quantos cristãos vivem apegados com unhas e dentes a sua vida terrena, como se não existisse eternidade, investindo todos seus recursos, todas suas energias, toda sua inteligência aqui, ou pior, em si mesmo. “Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo”.

b) Sentimento de dever cumprido, alegria e paz de espírito por cumprir a carreira que Deus designou para cada um de nós. O problema passa a ser quando nos apegamos mais a carreira ou ao cargo e nos esquecemos daquele que nos escolheu para tal. Uma carreira vitoriosa, não é necessariamente uma carreira longa ou cheia de grandes feitos, basta olharmos para a maior carreira já cumprida neste mundo: durou apenas três anos e, seguramente, não seria melhor ainda que durassem 30 anos ou então a carreira de João Batista, segundo alguns estudiosos não durou mais que seis meses, no entanto o próprio Jesus disse que “entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João” Lc 7:28. A segunda coisa que me chama atenção neste ponto é uma palavrinha que não se encontra na tradução em português, porém se encontra nas traduções do espanhol e do inglês. Sinceramente, não sei se consta no original em grego, porém, é muito sugestiva neste contexto. O texto do espanhol e do inglês diz: “contanto que complete minha carreira COM GOZO”. Esta pequena palavrinha me saltou aos olhos no texto em espanhol, porque tenho visto algumas pessoas terminando ou interrompendo suas carreiras sem gozo, sem alegria, cheias de amarguras, rancores e decepções. Tomando como exemplo a vida de Paulo, o segredo de uma carreira vitoriosa e cheia de gozo é amar mais aquele que nos chamou, do que a carreira em sim e cumprir com fidelidade e zelo a tarefa encomendada.

c) Saber exatamente qual é o propósito de nossas vidas e qual é nossa tarefa dentro do corpo de Cristo. Paulo disse: “o ministério que recebi do Senhor para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. Segundo este texto e também Atos 1:8, nosso ministério é testemunhas o evangelho da graça de Deus. Não importa qual seja nossa tarefa, nossa ocupação, ou o cargo que exerçamos na igreja ou ainda os dons que tenhamos; tudo isso são apenas ferramentas para que possamos testemunhas o evangelho da graça de Deus. Testemunhar é mais profundo que pregar ou ensinar de um púlpito, porque envolve prática, envolve a materialização das nossas palavras, ou seja, testemunhar é pregar e ensinar através da vida, do cotidiano, dos atos, ações e atitudes, portanto, não é tarefa fácil se levarmos em conta nossa tendência natural ao pecado, porém, este foi o método usado por Jesus e também pelo apóstolo Paulo, pois, ele começa seu discurso no versículo 18 dizendo: “vós bem sabeis como foi que ME CONDUZI entre vós...”

Portanto, amados, disponhamos nossa vida para a glória do Senhor e para a expansão do seu reino aqui na terra.

Pr Luiz Nunes

(Boletim Ano I – nº 04 – 01 de julho de 2008 - IBBSC)